Quais os benefícios da fisioterapia de RPG?

12/04/2018 09:40:30

Divulgação

Você já ouviu falar na fisioterapia de RPG? Para quem os não familiarizados com a sigla, RPG significa Reeducação Postural Global e é um método fisioterapêutico criado e publicado em livro por PH. Souchard. O livro publicado em 1981, O Campo Fechado, se tornou revolucionário dentro da área de fisioterapia após Souchard passar 15 anos realizando pesquisas no campo de biomecânica na França.

 

O RPG consiste em um método fisioterapêutico realizado manualmente por um profissional capacitado e se aplica a todo tipo de patologia que requer a prática de fisioterapia. A fisioterapia de RPG abrange:

 

– Doenças Respiratórias;

– Patologias Reumáticas;

– Lesões Articulares;

– Sequelas Neurológicas;

– Problemas Traumáticos;

– Problemas Morfológicos;

– Problemas Posturais.

 

O método se tornou revolucionário por conta de sua principal ação, a revitalização e valorização da função estáticas dos músculos no corpo humano. Ao longo dos anos, nossos músculos encurtam e perdem sua flexibilidade. Essa deficiência nos músculos pode deformar o corpo e frear seus movimento. O RPG entra para combater esse quadro clínico.

 

A base do RPG consta com três princípios fundamentais. São eles:

 

– Individualidade, cada ser humano possui um corpo único e reage diferente ao tratamento;

– Causalidade, a identificação da causa dos problemas, que pode estar distante dos sintomas apresentados pelo paciente;

– Globalidade, uma vez que o corpo deve ser tratado como um todo e é importante buscar pelas causas de retrações musculares nas patologias.

 

O tratamento em RPG é ministrado aos fisioterapias por PH. Souchard e sua equipe de profissionais, são individuais e duram cerca de 1 hora. Além de utilizado para diagnóstico, o método é praticado para prevenção e manutenção de pacientes.

(FONTE: http://www.gerf.com.br/blog/?p=698)

RECENT POSTS

My Image